Contabilidade Fernandes Contabilidade em Belo Horizonte
CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL - Contabilidade Fernandes

Blog
Compartilhar este artigo:

CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL

Visando modernizar o acesso às informações sobre relações de trabalho, o Ministério da Economia lançou a CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL, por meio da Portaria SEPRT nº 1.065, de 24/09/2019.

Esse documento digital substitui a Carteira de Trabalho em papel, e terá todas as anotações feitas de forma digital. Sendo assim, não é mais necessário exigir do trabalhador, no momento da sua contratação, a antiga carteira de trabalho em papel, nem tampouco esse documento será necessário para anotação de férias, ou alteração de salário e de cargo, ou mesmo para anotação de baixa contratual, pois todas as informações serão registradas eletronicamente no documento digital.

A Carteira de Trabalho Digital está previamente emitida a todos os inscritos no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Para visualizar o documento eletrônico, o trabalhador pode acessá-lo via web pelo link https://servicos.mte.gov.br/, ou baixando o aplicativo no celular pela Apple Store ou Play Store. E se já tiver cadastro no GOV.BR, basta usar o login e senha de acesso a esse sistema. Para aqueles que tiverem dúvida no acesso, basta seguir o passo a passo da cartilha constante no link https://empregabrasil.mte.gov.br/wp-content/uploads/2019/09/Passo-a-Passo-CTPS-DIGITAL-APP-e-WEB.pdf

Acessando a Carteira de Trabalho Digital, o trabalhador poderá acompanhar, por aplicativo ou pela internet, todas as anotações eletrônicas feitas em sua carteira digital.

Mas atenção: a antiga carteira em papel deve ser guardada, pois ela continua sendo um documento importante para comprovar o tempo de trabalho anterior ao documento digital.